Donatello - 1386-1466
(Donato di Betto Bardi)
Voltado para a representação da figura humana, Donatello levou
a escultura renascentista à máxima expressividade e plasmou em suas obras os ideais de
beleza então em voga. Foi o mais importante escultor florentino do século XV e um dos
grandes mestres do Renascimento na Itália.
Donato di Niccolò di Betto Bardi, dito
Donatello, nasceu em Florença por volta de 1386. Iniciou-se como assistente do escultor
Lorenzo Ghiberti nas portas de bronze do batistério de Florença (1404-1407), para cuja
catedral fez diversas esculturas de mármore, entre as quais um "Davi".
Para o Or San Michele, a igreja das
guildas florentinas, executou, também em mármore, um "São Marcos" e um
"São Jorge", este notável pelo movimento e acompanhado de um rilievo
schiacciato (relevo plano), tipo de baixo-relevo, feito com incisões pouco
profundas. As formas modeladas em rilievo schiacciato mais pareciam uma pintura
gravada na pedra, devido ao fraco ressalto dos sulcos.
Entre 1425 e 1433, Donatello manteve um
ateliê com o arquiteto Michelozzo, onde criou, também para o Or San Michele, a estátua
de bronze de são Luís e o tabernáculo de mármore.
Colaborou com Michelozzo no túmulo do
antipapa João XXIII, no batistério de Florença, e do cardeal Rainaldo Brancacci, na
igreja de Sant'Angelo a Nilo, em Nápoles.
No princípio da década de 1430, uma viagem a
Roma talvez lhe tenha inspirado a idéia de fazer o "Davi" de bronze, primeira
estátua nua de grande porte do Renascimento.
Outras reminiscências clássicas são o
"Coro", relevo de mármore na catedral de Florença, e a estátua eqüestre, em
bronze, de Erasmo de Narmi, chamado popularmente Gattamelata (1447-1453), que se ergue na
Piazza del Santo, em Pádua.
Ainda em Pádua executou o crucifixo de bronze
e o altar da igreja de San Antonio, relevos magistrais em que atingiu o equilíbrio entre
realismo e idealismo.
A "Madalena" de madeira, no
batistério de Florença, uma de suas últimas obras, é um espectro doloroso que lembra
os grandes realistas espanhóis.
Donatello morreu em Florença, em 13 de
dezembro de 1466. Dedicou seus últimos anos aos dois relevos em bronze para o púlpito da
igreja de São Lourenço. Representam cenas de paixão de Cristo e são obras de
fantástica profundidade espiritual, embora algumas partes tenham sido terminadas por
artistas menos talentosos.
Fonte: Encyclopaedia Britannica do
Brasil
Postado Por:Júlia Beatriz
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