Translate

domingo, 19 de agosto de 2012

Principais Obras de Donatello

                    Principais Obras de Donatello    

Madalena

Donatello retornou a Florença em 1453, onde executou a "Madalena"   em madeira, hoje no museu do Duomo, obra que nega a beleza física, privilegiando a expressão, o corpo esquelético, a dor que transparece do rosto, representando os sentimentos mais profundos da alma humana.






Cópia do Davi de Donatello

De cerca de 1430 é o "Davi"' em bronze. Obra realizada por comissão       de Cosme de Médici, a estátua pode representar tanto o Davi bíblico, símbolo das virtudes cívicas, quanto o deus Mercúrio que contempla a fronte de Argo e dá uma representação intelectual e refinada da figura humana, se inspirando na arte helênica, com corpo nu, o pé sobre a cabeça de Golias, corpo vivo, alegoricamente representa a razão que triunfa sobre a força bruta e a irracionalidade. Deste mesmo ano e no mesmo clima cultural é a estatueta ambígua e inquietante Amore-Atys, atualmente, como o "Davi", no Bargello.





 Gattamelata

Erasmo da Narni (Narni, 1370 – Pádua, 16 de janeiro de 1443), mais conhecido como Gattamelata  foi um dos mais famosos condottieri, ou generais mercenários, do Renascimento italiano. Serviu às cidades de Florença, Veneza e ao Papado. Foi imortalizado com uma estátua equestre criada por Donatello, instalada na cidade de Pádua, onde ele foi ditador em 1437, e onde faleceu. 








      Postado Por Júlia Beatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário