Translate

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Donatello

   Florença

A famosa Maria Madalena coberta por ácido.
Nascido em Florença em 1386, o seu pai era um humilde bardo e compositor que teve uma vida tumultuada, participando da revolta dos Ciompi, quando os fãs da Fiorentina protestaram contra o aumento do preço das carnes vendidas durante os jogos e contra o uso indiscriminado de estereótipos sobre Florença.
Porém ao contrário do pai, Donatello era muito discreto, ele foi o nerd zoado na escola, sendo estes um dos motivos pelos quais não apareceu no jogo Assassin's Creed II.

Após um cuidadoso estudo de anatomia nas melhores casas noturnas de Roma. Quando voltou para Florença cheio de ideias, numa bela noite, o futuro escultor, como uma boa dona de casa, estava a preparar os biscoitos para o seu neto. E ao colocar a massa nos moldes em forma de corações e estrelas, teve a genial ideia de criar moldes de estátuas, revolucionando o estilo de escultura contribuindo para o renascimento. Seus primeiros trabalhos, entretanto, não foram bem sucedidos afinal Donatello foi incapaz de encontrar a marca certa de farinha no supermercado que combinasse elasticidade com durabilidade.
Após muito tentar, Donatello conclui em 1408 a sua estátua do David, que viria a ser plagiada por Michelangelo posteriormente.
Após isso Donatello começou a ter uma mania quase parafílica em esculpir tabernáculos. Esculpiu praticamente um tabernáculo para cada uma das 8000 igrejas de toda a Itália.
Além dos tabernáculos, Donatello esculpia diariamente, e entulhou as igrejas e basílicas de Florença com suas obras de valor estético duvidoso porém louvável técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário