Principais trabalhos de Sandro Botticelli
Dedicou boa parte da carreira às grandes famílias florentinas,
especialmente a Família Médici,
para os quais pintou retratos. Entre tais obras, destacam-se Retrato de Giuliano de Médici e A
adoração dos Magos. O último rendeu-lhe a admiração e atenção
da Família Médici, que o colocou sob sua proteção e patronato. Seus
contatos com a Família Médici foram sem dúvidas úteis para que obtivesse
proteção e condições para que produzisse várias de suas obras-primas.
Participou dos círculos intelectuais e artístico da corte
de Lourenço de Médici, recebendo a influência
do neoplatonismo cristão lá presente, o qual pretendeu conciliar com
as ideias clássicas. Por exemplo, a sua obra Minerva e o Centauro,
parece representar a ideia do amor desenvolvida
pelo filósofo neoplatônico Marsílio
Ficino. Tal síntese se expressa em A Primavera e O
Nascimento de Vênus, ambas realizadas sob encomenda para enfeitar uma residência
dos Médici e que hoje estão expostas na Galeria Uffizi, em Florença,
na Itália. Até hoje não há consenso na interpretação dessas pinturas, embora se
creia que Vênus pode ser vista como fonte do amor divino, tanto do
ponto de vista cristão quanto pagão. Assim como o batismo é o "Renascer em
Deus", o nascimento de Vênus remete a esperança do
"renascimento". Para A Primavera foi
provavelmente buscar inspiração nas odes de Poliziano,
nos Faustos de Ovídio e na poesia filosófica De
rerum natura de Lucrécio.
Nesta linha pagã, destacam-se também a série de quatro
quadros Nastagio Degli Onesti, produzidos em 1483, nos quais o
artista recria uma das histórias do Decameron, de Boccaccio. Também
pintou diversos quadros de temática religiosa, como A Virgem Escrevendo
O Magnificat (1485); A Virgem de Granada (1487)
e A Coroação da Virgem (1490), todas expostas na Galeria
Uffizi, e Virgem com o Menino e Dois Santos (1485), exposta
nos Museus Estatais de Berlim (Staatliche Museen).
Em 1472 ingressou na Companhia de São Lucas, uma
fraternidade dedicada à caridade gerida por artistas. No ano seguinte,
Botticelli foi chamado a Pisa, para pintar
um fresco na catedral da cidade (essa obra foi perdida pelo
desgaste do tempo).
Postado por:Joana Suzely
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