Translate

sábado, 18 de agosto de 2012

Donatello


                                 Donatello

Quem foi:
Donato de Niccoló de Betto Bardi, mais conhecido apenas por Donatello, foi um importante escultor italiano do período do Renascimento Cultural. Nasceu em 1386, na cidade de Florença, e morreu em 1466 na mesma cidade.
Biografia e obras principais 
Filho de um tecelão de lã chamado Nicolo de Betto Bardi, Donatello foi educado na casa da família Martelli. Seus primeiros conhecimentos artísticos vieram do treinamento que recebeu numa oficina de ourives. Trabalhou também, ainda na juventude, um curto período de tempo na oficina do artista Lorenzo Ghiberti.Esteve em Roma no começo do século XV e estudou a arquitetura de vários edifícios romanos, além do Panteão.
Em 1405, Donatello retornou para Floreça e deu início a uma série de trabalhos. Fez duas pequenas estátuas de profetas para a Catedral de Florença. Em 1408, trabalhou na elaboração do Duomo de Florença, participando com a escultura "Davi", feita em mármore.
No ano de 141, terminou um de suas grandes obras, a estátua de "São João Evangelista". Exposta no portal central do Duomo, esta obra destacou-se por sua composição clássica e humana, sendo que foi realizada com estudos anatômicos.
Em 1417, terminou a escultura de "São Jorge" que havia sido encomendada pela guilda dos artesãos que fabricavam armaduras.
Em 1423, realizou outra importante obra, a escultura de "São Ludovico em Tolosa".
Entre os anos de 1415 e 1426 fez cinco esculturas para o Duomo: "O Profeta imberbe", "O Profeta barbudo", "O Sacrifício de Isaac", "Profeta Abacuc" e "O Profeta Jeremias".
Entre os anos de1425 e 1427 trabalhou junto com artista plástico Michelozzo na produção do Battistero, monumento fúnebre do Papa João XXII. Neste trabalho, Donatello esculpiu em bronze o corpo do papa morto.
No começo da década de 1430, fez importantes trabalhos na cidade de Roma. Esculpiu, para a Basílica de São Pedro, o "Tabernáculo do Sacramento" (obra que terminou em 1433).Entre os anos de 1437 e 1443, trabalho na porta da Igreja de São Lourenço. Esculpiu “Apóstolos”, “Cosme e Damião”, “Mártires” e “Doutores da Igreja”.
Entre os anos de 1443 e 1450, elaborou mais uma grande obra. Foi para a cidade de Pádua esculpir uma estátua equestre, em mármore, de Erasmo de Narni, conhecido comGattamelata. Donatello usou como inspiração desta obra a estátua equestre de Marco Aurélio em Roma.Retornou para Florença em 1453 e esculpiu, em madeira, a obra “Madalena”. Esta escultura, já nos últimos anos de sua vida, marca uma nova fase artistica na vida de Donatello, pois privilegia a expressão do rosto e valoriza os sentimentos .Em 1455, esculpiu a obra "Juditee Holofernes", encomendada por Piero de Médici. A obra é marcada por vários valores simbólicos sobre os sentimentos e comportamentos humanos.
      

Postado Por Júlia Beatriz 
18/08/12
 

Um comentário:

  1. Parabéns a Professora pelo encaminhameto do trabalho, dessa forma os(as) alunos terão oportunidades de desenvolver outras habilidades e utilizar as ferramentas tecnológica de forma adequada.
    Parabéns a minha filha Júlia Beatriz que se empenha nas atividades.
    Júlia Lúcia

    ResponderExcluir